Inscrições abertas para o II Seminário sobre Cooperação Jurídica Internacional

O Conselho da Justiça Federal (CJF), por meio do Centro de Cooperação Jurídica Internacional (Cecint), realizará, de 3 de maio a 7 de junho, o II Seminário sobre Cooperação Jurídica Internacional, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Programa Nacional de Difusão de Cooperação Jurídica Internacional Brasil (Grotius).  

O evento é destinado a magistrados e servidores do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e das Justiças Federal e dos estados; membros e servidores do Ministério das Relações Exteriores, dos Ministérios Públicos Federal e dos estados, da Defensoria Pública da União, da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Advocacia-Geral da União. O seminário será composto por um ciclo de palestras, que ocorrerá sempre às terças-feiras, das 9h às 12h, pela plataforma Zoom. 

A nova edição do encontro, que conta com o apoio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do CJF, terá como foco a apresentação dos órgãos que atuam com a cooperação jurídica internacional no Brasil e que têm como autoridade central para o tema o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI). Entre os assuntos a serem debatidos estão: “Extradição”, “Subtração internacional de crianças”, “Cooperação jurídica internacional em matéria civil”, “Transferência de pessoas condenadas” e “Cooperação jurídica internacional em matéria penal”.  

O II Seminário sobre Cooperação Jurídica Internacional contabilizará 18 horas-aula, sendo três horas semanais, que serão computadas para fins de adicional de capacitação (AQ). Para a concessão de certificado de participação, a ser emitido pelo CEJ, será exigida a frequência de 100% em cada dia de evento. Para cada palestra, serão oferecidas 500 vagas. 

Para ver a programação completa e se inscrever, visite a página do evento

Sobre o Grotius 

O Programa Grotius Brasil foi instituído pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2010, para incentivar e promover a capacitação de agentes públicos em cooperação jurídica internacional. A iniciativa tem por objetivo discutir temas policiais, penais e processuais necessários para o constante aprimoramento e a especialização de autoridades públicas, a partir da consideração das circunstâncias presentes, otimizando o sistema de segurança pública e o exercício da jurisdição. 

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).