Abertura da Corte IDH terá presença da presidente do STJ e estudo sobre magistrados latino-americanos

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, representará a instituição no ato inaugural do ano judicial da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), que acontecerá na Costa Rica, na próxima terça-feira (7). A convite do presidente da corte, o juiz Ricardo Pérez Manrique, a magistrada falará sobre o papel dos juízes na preservação do Estado de Direito e da democracia.

No dia anterior, Caroline Somesom Tauk, juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, e Jayme Martins de Oliveira Neto, juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), apresentarão pesquisa sobre o perfil da magistratura latino-americana, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Coordenado pelo ministro do STJ e corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, o estudo reúne, pela primeira vez, um levantamento de dados sobre magistrados e magistradas de 17 países da América Latina, com apontamentos sobre diferentes vivências e dificuldades enfrentadas por esses profissionais. A partir das informações obtidas, o trabalho visa ainda estabelecer eixos comuns de atuação e fortalecer a independência judicial na região.

Sessões da corte ocorrem em formato híbrido

A Corte IDH é um dos três tribunais regionais de proteção dos direitos humanos, conjuntamente com o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e a Corte Africana dos Direitos Humanos e dos Povos. Trata-se de uma instituição judicial autônoma, cujo objetivo é aplicar e interpretar a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e outros tratados de direitos humanos.

As sessões da corte ocorrem em formato híbrido, combinando atividades presenciais e virtuais. As audiências públicas e a abertura do Ano Judicial Interamericano de 2023 serão transmitidas nas redes sociais da corte.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).