Em lançamento de obra do ministro Reynaldo Fonseca sobre eleições e democracia, presidente do STJ lembra importância do tema na era digital

Em cerimônia que marcou o lançamento do livro Eleições e Democracia na Era Digital – que tem entre os seus coordenadores o ministro Reynaldo Soares da Fonseca –, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, destacou que a obra tem como objetivo estimular a meditação jurídica e cidadã no contexto do processo eleitoral e do constante desafio de compreender os movimentos sociais na era digital.​​​​​​​​​

Presidente do STJ destacou a importância da obra para a compreensão da era digital.​ | Foto: Emerson Leal

Para Humberto Martins, o livro destaca-se pela amplitude e relevância de questões como as interações entre tecnologia, liberdade de expressão, eleições e democracia, que ganharam relevo nos últimos tempos em favor da democracia e da cidadania.  

“Trata-se, portanto, de uma obra completa, na qual o leitor terá a exata compreensão das principais questões relacionadas ao tema”, afirmou o presidente do STJ.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca ressaltou que a obra é fruto da magistratura, Ministério Público e advocacia brasileiros, e, sobretudo, da academia brasileira. O magistrado afirmou que a academia e a Justiça andam juntas na busca do cumprimento pela Justiça Eleitoral do seu papel de assegurar as eleições e o estado democrático brasileiros.​​​​​​​​​
Reynaldo Soares da Fonseca agradeceu colaboração de diversos setores do Judiciário na obra.​ | Foto: Emerson Leal
“É a Justiça Eleitoral, na era digital, que combate fake news, que assegura a democracia participativa”, apontou. 

Estiveram presentes no evento diversos ministros do STJ, entre outras autoridades.

Livro aborda temas como moderação de conteúdo e fake News

Além do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Eleições e Democracia na Era Digital tem como coordenadores o vice-procurador-Geral Eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco; o editor-chefe da Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, Pedro Henrique de Moura Gonet Branco; o advogado João Carlos Banhos Velloso; e o assessor especial da Presidência do Supremo Tribunal Federal Gabriel Campos Soares da Fonseca. 
Publicada pela Editora Almedina, a obra é composta por artigos de 46 autores brasileiros e estrangeiros e aborda temas como os desafios da democracia digital, os mecanismos de votação on-line, a moderação de conteúdo na internet e a criminalização das fake news eleitorais. 
Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).