Entrega de doações e roda de conversa marcam encerramento do Outubro Rosa no STJ

Uma roda de conversa sobre cuidados e autoestima marcou nesta quinta-feira (27) o encerramento da campanha Outubro Rosa no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Durante este mês, a fachada do tribunal ficou iluminada em rosa para lembrar às mulheres a importância da ##prevenção## do câncer de mama, mas as atividades da campanha foram além.

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça, participou do encerramento e destacou as ações promovidas. “Esta corte tomou parte em uma série de ações de conscientização e ##prevenção## relacionadas à temática. Destacou-se, no âmbito da campanha, a arrecadação de mechas de cabelos, lenços e itens de higiene pessoal, que serão doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer”, comentou a ministra.

Ela lembrou que a garantia do acesso à saúde constitui pilar do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, e que a Organização Mundial da Saúde estimou que mais de 66 mil mulheres, só no Brasil, receberam diagnóstico positivo para o câncer de mama em 2021, representando uma taxa de risco de quase 62 casos para cem mil mulheres.

“De fato, as estatísticas apontam que o câncer de mama detém a marca de primeira causa de mortalidade por câncer entre as brasileiras”, afirmou a presidente do tribunal, ao reforçar a necessidade dos cuidados preventivos com a saúde.

Diagnóstico precoce pode levar à cura em 95% dos casos

O secretário de Serviços Integrados de Saúde do STJ, Paulo Lenzi, disse que é tradicional a participação da corte em campanhas de ##prevenção## e conscientização como o Outubro Rosa – ações que resultaram na realização de mais de 3.400 mamografias durante a última década.

“Tivemos alguns casos detectados nesses exames. O índice de cura pode chegar a 95% quando o câncer é descoberto cedo”, declarou.

A representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, Cristiane Gonçalves, recebeu as doações e agradeceu o empenho do tribunal. “As doações nos encorajam a lutar, e somos gratas por ter parceiros comprometidos com a causa”, disse.

O evento de encerramento da campanha foi concluído com a roda de conversa sobre cuidados e autoestima, da qual participaram a médica ginecologista Cláudia Soares Ribeiro, a assistente social Jéssyca Pacheco Pozzi, a psicóloga Rowena Caraca Neves e a coordenadora da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, Rosa Maria de Abreu Carvalho.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).