Espaço Cultural promove lançamento de obra sobre Lei de Improbidade nesta quarta (19)

O Espaço Cultural STJ sediará, nesta quarta-feira (19), o lançamento do livro Lei de Improbidade Administrativa Comentada. O evento ocorrerá das 18h30 às 21h, no mezanino do Edifício dos Plenários, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A obra, prefaciada pelo ministro Mauro Campbell Marques, apresenta as alterações promovidas pela Nova Lei de Improbidade (Lei 14.230/2021) e já está de acordo com o julgamento do Tema 1.199 da repercussão geral do Supremo Tribunal Federal (STF). O livro foi coordenado pelo ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, e por dois servidores do seu gabinete, Fabiana Favreto e Renato Cesar Guedes Grilo.

A Lei 14.230, de 25 de outubro de 2021, modificou substancialmente a Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992), que já vigorava há quase 30 anos. Com as alterações que introduziu no ordenamento jurídico brasileiro, a Nova Lei de Improbidade busca ponderar os bens jurídicos que protege com os direitos e as garantias fundamentais do suposto agente ímprobo, orientando melhor sua aplicação.

Duas das principais modificações trazidas pela Lei 14.230/2021 são a tipificação exclusiva da modalidade dolosa do ato de improbidade e a inclusão de novo regime prescricional que unifica o prazo para a prescrição geral e introduz o instituto da prescrição intercorrente.

Informações adicionais sobre o lançamento podem ser obtidas nos telefones (61) 3319-8521 / 8169 / 8460.

Sugere-se o uso de máscara de proteção facial para a permanência nas dependências do tribunal.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).