I Seminário da Rede Equidade debaterá direitos humanos na gestão pública

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 12 de dezembro, será realizado o I Seminário Rede Equidade – Direitos Humanos na Gestão Pública: Diversidade, Equidade e Inclusão. Promovido pela Rede Equidade, com o apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o evento acontecerá no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), das 9h às 17h30, com transmissão ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

O seminário marca o início dos esforços dos integrantes da Rede Equidade para promover o debate desses temas na gestão pública. Também objetiva cumprir a meta, definida no Plano de Ação da Rede Equidade – eixo gestão da diversidade, de promoção de um seminário anual envolvendo a alta administração, para compartilhamento de boas práticas.

A Rede Equidade reúne 11 instituições públicas federais que, por meio de acordos de cooperação técnica, promovem ações conjuntas na temática inclusão e diversidade, com foco em gênero e raça. Além do STJ, a rede é integrada por Senado Federal, Câmara dos Deputados, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Ministério das Minas e Energia, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas da União, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Debates durante todo o dia

A presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, participará da abertura do evento, ao lado de outras autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Na sequência, a consultora sênior de diversidade e inclusão da ONG Mais Diversidade, Janaína Nolasco Gama, fará palestra sobre diversidade, equidade e inclusão e suas dimensões na esfera pública.

O primeiro painel do dia, ainda na parte da manhã, vai tratar das boas práticas na gestão da diversidade, da equidade e da inclusão no setor público, abordando assuntos como a reversão de multas em práticas de equidade no Ministério Público do Trabalho; o diagnóstico organizacional de equidade, diversidade e inclusão no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; e cotas em contratos de terceirização do Senado Federal.

Na parte da tarde, o seminário terá dois painéis: no primeiro, estão previstos debates sobre diversidade, equidade e inclusão impulsionando a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas organizações. O último painel do dia terá um debate sobre mulheres refugiadas e direitos humanos.

Confira a programação e veja como se inscrever.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).