Licenciamento ambiental é tema de seminário no STJ

Na próxima sexta-feira (21), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoverá o seminário Desafios do Licenciamento Ambiental para o Século XXI: O Papel do Judiciário. O evento acontecerá das 10h às 17h30, de forma on-line, com transmissão pelo canal do STJ no YouTube.

Inscreva-se aqui.

O evento é dirigido aos profissionais de direito. Não há limite de vagas, e os inscritos terão certificado de participação. O público interno do STJ deverá se inscrever pelo Portal do Servidor, na intranet.

Impactos ambientais e atuação do poder público

Grande parte das calamidades naturais que a humanidade vivencia atualmente decorre de desequilíbrios ambientais causados pelo homem como erosão do solo; poluição do solo, do ar e dos recursos hídricos; desmatamento; extinção de espécies e ecossistemas; e emissão de gases relacionados às mudanças climáticas.

O dia 13 de outubro foi escolhido como o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais e visa promover globalmente a conscientização quanto aos riscos e às medidas de redução de catástrofes ambientais. 

Diante disso, a intenção do seminário é estimular, próximo a essa data, uma reflexão prática sobre os impactos ambientais e os recentes desastres naturais relacionados à presença humana, além de discutir como o poder público atua na questão dos licenciamentos ambientais.  

O vice-presidente da corte, ministro Og Fernandes, conduzirá a abertura do evento. A programação do seminário conta com 3 painéis: às 10h30, “Crise climática mundial e a segurança hídrica – O caso da Região Metropolitana de Belo Horizonte”; às 14h, “Necessidades de aperfeiçoamento no licenciamento ambiental”; e às 15h30, “Poder Judiciário e meio ambiente – Os desafios legais diante das urgências ambientais do século XXI”.

Confira a programação.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).