Medidas de segurança são o tema do STJ No Seu Dia

O podcast STJ No Seu Dia traz uma conversa com Francisco Souza, redator do portal de notícias do Superior Tribunal de Justiça, sobre a interpretação da corte em relação às medidas de segurança.

No bate-papo com os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, ele detalha a reportagem especial que escreveu sobre o assunto e que foi publicada no portal do tribunal. Nela, Francisco destaca as medidas de segurança previstas nos artigos 96 a 99 do Código Penal e como são aplicadas a pessoas inimputáveis.

“Embora muitas vezes se mencione que o inimputável não é punido, a medida de segurança, adotada com os objetivos de tratamento e de proteção da sociedade, também pode significar restrição de liberdade, tanto que a sua aplicação, em lugar da pena reservada aos imputáveis condenados, resulta de uma decisão judicial que a doutrina chama de absolvição imprópria. O réu é absolvido, por ser inimputável, mas, reconhecido como autor do crime, será internado em hospital psiquiátrico”, explica.

Na entrevista, Francisco Souza também fala sobre o local adequado para o cumprimento de medidas de segurança, sobre o cumprimento cumulativo de penas privativas de liberdade e medidas de segurança, além das dificuldades enfrentadas em alguns estabelecimentos para a revisão periódica da medida imposta ao inimputável.

STJ No Seu Dia

O podcast apresenta, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial sobre a jurisprudência da corte. As matérias são publicadas todo domingo no site do STJ, abordando questões institucionais ou jurisprudenciais.

Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, o STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). Também está disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).