Ministro Villas Bôas Cueva assume presidência da Terceira Turma

A sessão que marcou o retorno das atividades presenciais na Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizada nesta terça-feira (5), foi conduzida por um novo presidente: o ministro Villas Bôas Cueva assumiu a direção dos trabalhos, em substituição ao ministro Paulo de Tarso Sanseverino, e ficará à frente do colegiado até 31 de março de 2024.

Ao iniciar a sessão, o novo presidente elogiou a atuação do antecessor e destacou seus esforços para o aprimoramento do sistema de precedentes do STJ. A ministra Nancy Andrighi também saudou Sanseverino pelo trabalho na condução do colegiado.

Agradecendo pelas manifestações dos colegas, Sanseverino enalteceu o papel do ministro Moura Ribeiro – que presidiu a Terceira Turma antes dele – na implementação das sessões por videoconferência durante a pandemia.

Perfis

Paulo de Tarso Sanseverino é mestre e doutor em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi juiz e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul antes de chegar ao STJ, em 2010.

Villas Bôas Cueva é mestre em direito pela Harvard Law School, nos Estados Unidos, e doutor em direito pela Johann Wolfgang Goethe Universität, da Alemanha. Antes de tomar posse como ministro do STJ, em 2011, foi procurador da Fazenda Nacional e atuou na advocacia privada.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).