Obra discute questões contemporâneas do direito civil

Foi lançada nesta quinta-feira (28), no Espaço Cultural STJ, a obra Direito Civil – Volume Único, de autoria dos professores Carlos Eduardo Elias de Oliveira, consultor legislativo do Senado, e João Costa-Neto, juiz de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. O livro reúne questões de concurso, súmulas e jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, além de enunciados das Jornadas de Direito Civil.

A obra aborda novas questões do direito civil – como o estelionato emocional, a hospedagem no “estilo Airbnb” e as relações sociais mediadas pela internet – e inclui análises de direito comparado sobre o tratamento desses temas em países como Holanda, Alemanha e Inglaterra. Segundo os autores, o livro mantém uma linguagem acessível, mas com uma profundidade teórica que permite seu uso por mestrandos e doutorandos.

A “mãe” de todos os códigos

Presente no lançamento, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca observou que a obra foi escrita por dois professores da Universidade de Brasília (UnB). “Essa instituição gerou vários civilistas importantes, também sendo um destaque no direito penal. Ela acolhe alunos de todo o país”, completou. O ministro ressaltou a atuação de Carlos Eduardo Elias de Oliveira na Defensoria Pública e como servidor do STJ, e também enalteceu as qualidades intelectuais de João Costa-Neto – segundo ele, um professor de “saber enciclopédico”, com doutorado em direito público e mestrado em direito romano.

Reynaldo Soares da Fonseca afirmou que o direito civil tem grande poder na construção de um projeto de sociedade, por regular as relações entre as pessoas. “O direito civil passa por constantes transformações e é a ‘mãe’ de todos os códigos legais, desde o Código Napoleônico”, declarou. Para ele, obras como a que foi lançada nesta quinta-feira, na forma de manual, ajudam a manter estudantes e operadores do direito atualizados. “O STJ é uma referência, sendo um dos mais importantes intérpretes desse ramo legal no país”, asseverou.

Enfatizando a didática

Carlos Eduardo Elias de Oliveira explicou que o livro foi escrito enfatizando a didática em áreas como família, contratos e outras do direito civil. “Entre os temas novos que foram abordados está o chamado estelionato emocional. São casos em que uma pessoa se aproveita do relacionamento emocional para explorar a outra financeiramente”, disse. Ele apresentou temas importantes para concursos públicos, os quais receberam notas de rodapé com essa indicação.

O caráter contemporâneo e objetivo da obra foi exposto por João Costa-Neto, que realçou, por exemplo, o conteúdo sobre a jurisprudência do STJ em relação aos sistemas de hospedagem semelhantes ao Airbnb. O autor frisou que o STJ dá decisões emblemáticas e ontológicas na área civil, ditando o tom para todo o país nesse ramo do direito.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).