Página de jurisprudência passa por melhorias que facilitam a pesquisa

Para melhorar a experiência dos usuários, a página de jurisprudência no site do Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou por mudanças que deixaram a navegação mais simples. Um vídeo produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal explica o funcionamento da página de pesquisa e as novidades que foram introduzidas.

A mudança mais pedida pelos usuários era a possibilidade de pesquisar pelo número do processo. Agora, para fazer a pesquisa, basta escolher uma das formas de busca – por termo ou número do processo –, digitar o critério escolhido e clicar no ícone da lupa, e será aberta a página de resultados, com a lista dos acórdãos encontrados pelo sistema.

Outra novidade na página é o acesso rápido ao modo Pesquisa Avançada, que tem um botão localizado abaixo do ícone da lupa. É só preencher os campos específicos e pedir a busca.

Também foram incluídos diversos conteúdos relacionados às principais dúvidas de pesquisa. Localizado na parte inferior da página de busca, o campo Ajuda possui links para tutoriais em vídeo e para dicas em texto sobre o funcionamento da plataforma.

Filtros restringem ainda mais a pesquisa na página de resultados

Para a secretária de Jurisprudência do STJ, Bárbara Brito de Almeida, o maior destaque na página é a possibilidade de filtrar os acórdãos para ter resultados mais específicos.

“Os filtros podem ser por ministro, órgão julgador, data de publicação, data de julgamento, classe e unidade federativa, além dos recursos repetitivos, Incidentes de Assunção de Competência (IACs) e acórdãos de afetação”, apontou.

Na página de resultados, outro ponto enfatizado é a facilidade de alternância entre os modos de exibição: documento completo ou lista resumida. No resumo, os espelhos dos acórdãos são reduzidos, otimizando a identificação de todos os documentos buscados pelo sistema. Para conferir o espelho completo do acórdão pesquisado, basta clicar no link com o número do processo.

A secretária também lembrou que a página conta com um campo para a avaliação do usuário sobre o serviço de jurisprudência. Segundo ela, “a avaliação é importante para podermos entender as necessidades e as dificuldades encontradas pelos usuários, bem como para continuarmos melhorando a prestação dos nossos serviços”.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).