Pesquisas de satisfação ajudam o STJ a melhorar serviços; participação dos usuários é fundamental

Antes de inaugurar um novo produto, serviço ou uma ação institucional, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) busca compreender quais são as necessidades dos seus públicos de interesse – como os operadores do direito e os cidadãos em geral – e qual é o potencial impacto positivo da iniciativa. Entretanto, o processo só se completa quando os próprios usuários dos produtos ou serviços se manifestam, contribuindo, dessa forma, para a constante melhoria das atividades do tribunal.

Uma das principais ferramentas utilizadas pela corte para avaliar os resultados de suas iniciativas, à luz das demandas e necessidades de seus públicos, são as pesquisas de satisfação. Organizadas de acordo com o produto ou serviço, as pesquisas foram reunidas pelo STJ em um rn rn site específico dentro de seu portal na internet, e algumas delas também podem ser acessadas por meio de rn banners inseridos nas páginas.​​​​​​​

rn

rnBanner na página Legislação Aplicada convida usuário a participar da pesquisa de satisfação; questionários estão disponíveis em vários serviços do site do STJ. rn

Pesquisas sobre diversos serviços do tribunal

Disponíveis de forma permanente e estruturadas com questões simples e diretas, as pesquisas tomam pouco tempo do participante. Algumas perguntas são objetivas e buscam aferir aspectos como a qualidade do serviço e o grau de satisfação do usuário; outras oferecem a possibilidade de registrar comentários, mas não são obrigatórios.

As pesquisas abarcam diversas atividades do tribunal, entre elas o rn rn Portal, o rn rn Atendimento em Portaria e o serviço rn rn Estatística Judicial. No ambiente de processos, é possível avaliar a rn rn Central do Processo Eletrônico, a rn rn Consulta Processual e o rn rn Atendimento e Apoio a Julgamentos.

Para os usuários interessados na jurisprudência do STJ, são disponibilizadas pesquisas sobre produtos específicos, como rn rn Informativo de Jurisprudência, rn rn Jurisprudência em Teses, rn rn Pesquisa Pronta e rn rn Súmulas Anotadas.

A ##comunicação## social pode ser avaliada na pesquisa sobre o rn rn serviço de notícias do STJ. A seção de repetitivos oferece questionários sobre os produtos rn rn Precedentes Qualificados e rn rn Repetitivos e IACs Anotados.

Estão disponíveis, ainda, pesquisas sobre a rn rn Ouvidoria, o rn rn Controle de Acesso ao Tribunal, o  rn rn Atendimento da Biblioteca e os serviços da rn rn rn Biblioteca Digital Jurídica – rn BDJur.

Veja o vídeo produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do STJ sobre as pesquisas de satisfação:

rn  

​​
rn

Avaliações ajudam a melhorar serviços e aprimorar funcionalidades

Segundo a ouvidora auxiliar substituta do STJ, Valéria Ferraz Guimarães, além das pesquisas oferecidas no portal do tribunal, são realizadas enquetes com públicos específicos, a exemplo dos usuários externos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e do suporte de informática. Nesses casos, explica a servidora, é enviado um link específico para quem utilizou o serviço.

De acordo com Valéria Guimarães, outras iniciativas do STJ utilizam formulário próprio para aferir a satisfação dos participantes, como os projetos Museu-Escola, Despertar Vocacional Jurídico e Saber Universitário.

A ouvidora auxiliar substituta destaca que vários serviços receberam melhorias a partir dos comentários recolhidos nas pesquisas. O exemplo mais recente foi a renovação da página de rn rn Pesquisa de Jurisprudência, que trouxe rn rn melhorias para facilitar a busca de precedentes.

Além disso, Valéria lembra que as avaliações dos usuários contribuem para a identificação de erros, inconsistências e eventuais indisponibilidades dos serviços do STJ.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).