Presidente do STJ recebe delegação da Corte Interamericana de Direitos Humanos em reunião preparatória para evento em agosto

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, recebeu, nesta terça-feira (21), uma delegação da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) em reunião preparatória para a realização de sessões presenciais da corte entre os dias 22 e 26 de agosto.

Será a terceira vez na história que o Brasil sediará reuniões da Corte IDH, após encontros organizados em 2006 e 2013. Desta vez, após a abertura do evento no Itamaraty, todas as reuniões programadas serão realizadas em espaços cedidos pelo Tribunal da Cidadania.

“É com muita alegria que recebemos a realização das sessões da Corte Interamericana no Brasil. Estamos honrados de poder ceder o espaço e a estrutura do STJ para o encontro”, comentou o ministro ao apresentar plenários e salas de reunião do tribunal à delegação da Corte IDH.​​​​​​​​​

Presidente do STJ recebeu em seu gabinete representantes da Corte IDH e do Itamaraty para discutir realização de evento em agosto.​ | Foto: Lucas Pricken/STJ

Humberto Martins disse que toda a equipe do STJ está à disposição da Corte Interamericana e do Itamaraty para fornecer os insumos necessários à realização das sessões, primeiro encontro presencial da Corte IDH após a pandemia da Covid-19.

Feliz retorno ao Brasil após nove anos

O chefe da Delegação do Secretariado e Diretor de Administração Financeira da Corte IDH, Arturo Herrera Porras, agradeceu a atenção dispensada pelo STJ durante a visita e disse que a Corte Interamericana está feliz em voltar ao Brasil após quase uma década da última reunião no país. Ele lembrou que, após encontro na Colômbia em 2019, essa será a primeira reunião presencial da Corte IDH após a pandemia.

Por sua vez, o assessor da Presidência e da Secretaria da Corte IDH, Bruno Rodríguez Reveggino, disse estar impressionado com o escopo de atuação do Judiciário brasileiro após ouvir do ministro Humberto Martins os números de produtividade do STJ, que incluem mais de 1.200 decisões diárias na presidência.

A comitiva recebida pelo presidente do STJ também foi integrada pelo diretor de comunicações da Corte IDH, Matías Ponce.

Pelo Itamaraty, participou do encontro o ministro João Lucas Quental Novaes Almeida, Chefe do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Ministério das Relações Exteriores e intermediário para a viabilização das sessões da Corte IDH no Brasil em agosto. Ele agradeceu o suporte oferecido pelo STJ, especialmente na pronta disponibilização de múltiplos espaços para o evento.

O chefe da Assessoria de Relações Internacionais do STJ, o embaixador Alfredo Cesar Martinho Leoni, também participou da reunião técnica, assim como assessores e técnicos de diversas áreas do tribunal.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).