STJ divulga o Relatório de Gestão 2021

Relatório de Gestão do Superior Tribunal de Justiça  (STJ) relativo ao exercício de 2021 foi disponibilizado no Portal da Transparência e Prestação de Contas. A apresentação do relatório – por meio do qual a corte informa à sociedade como são investidos os recursos dos contribuintes para uma prestação jurisdicional cada vez mais efetiva – segue as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) e os termos da Instrução Normativa STJ 23/2020.

O documento foi elaborado em formato de relato integrado, com o objetivo de permitir aos cidadãos e aos órgãos de controle interno e externo avaliarem como a estratégia, a governança e o desempenho do STJ levaram à geração de valor público.

Além dos resultados do tribunal, o Relatório de Gestão 2021 apresenta os resultados obtidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) no ano passado, considerando que os dois órgãos usufruem do mesmo orçamento.

O relato integrado do STJ foi estruturado em duas partes:

1. Governança – apresenta a identificação do tribunal como unidade prestadora de contas e a sua estrutura; a análise do cenário; a maneira como o STJ enfrenta seus desafios baseado nas premissas de uso de planejamento estratégico, governança, gestão de riscos e controles internos.

2. Resultados da gestão – demonstra os resultados alcançados para o período em relação à missão institucional e aos objetivos traçados no Plano STJ 2020 e no Plano STJ 2021-2026; e contém informações de áreas específicas da gestão.

Resultados

Os desafios em 2021 foram muitos, mas os resultados apresentados pelo Relatório de Gestão comprovam que o Tribunal segue firme no sentido de se consolidar como uma corte de precedentes que oferece justiça ágil, moderna, preventiva e cidadã à sociedade brasileira.

Entre as iniciativas estratégicas concluídas em 2021, destaca-se o Balcão de Atendimento Virtual, inovação que elevou o tribunal a um patamar de modernidade junto às maiores instituições do mundo.

Leia também: Balcão Virtual completa um ano de atendimento interativo com aprovação superior a 97%

Mesmo com os bons resultados alcançados, o STJ continuou aperfeiçoando sua gestão administrativa, orçamentária e financeira, sendo impactado pelas dificuldades inerentes ao processo de amadurecimento institucional, as quais vêm sendo minimizadas com a aplicação das melhores práticas de governança organizacional.

Para que o julgamento de precedentes configure uma fatia cada vez maior nas decisões da corte, é fundamental a redução de processos recursais – o que permitirá julgar com mais consistência e, consequentemente, propiciará a segurança jurídica que os cidadãos tanto almejam.

Outras informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Planejamento Estratégico, pelos telefones (61) 3319-8839 ou 3319-8063, ou pelo e-mail planejamento@stj.jus.br.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).