STJ participa do Simpósio de Segurança Cibernética dos Tribunais Superiores

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, nesta sexta-feira (31), o Simpósio de Segurança Cibernética dos Tribunais Superiores, com o objetivo de promover o compartilhamento de boas práticas em segurança da informação, metodologia de análise de riscos, detecção e resposta a incidentes, além de divulgar as tendências da segurança cibernética no Brasil.

O encontro, destinado a servidores de tribunais situados no Distrito Federal, pretende capacitar e conscientizar sobre a importância da segurança cibernética nos órgãos da Justiça.

Ao participar, pela manhã, da abertura do evento, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, enfatizou a necessidade de se alcançar um Judiciário mais seguro em um mundo de crescentes incertezas e riscos cibernéticos. Conforme observou, isso é um desafio para todas as entidades, sejam elas públicas ou privadas.

A ministra abordou, ainda, o compromisso de assegurar a proteção das informações e, ao mesmo tempo, disponibilizar serviços para os jurisdicionados, garantindo plenamente o direito constitucional de acesso à Justiça.

Desafio é melhorar a prestação de serviços e garantir a segurança

Ao lembrar o grave ataque sofrido pelo STJ em 2020, Maria Thereza de Assis Moura destacou que o tribunal buscou se estruturar para enfrentar essa nova realidade. Entre as várias medidas adotadas pela corte, destacou a criação do programa de conscientização STJ +Seguro.

“É a atuação conjunta dos órgãos do Poder Judiciário que nos permitirá seguir em busca da excelência na prestação dos serviços, nesta longa e desafiadora jornada em direção à contínua ampliação da segurança digital”, concluiu.

O evento, composto por vários painéis, continua até as 19h.

Veja a programação.

Com informações do STF.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).