STJ presente na posse de novas ministras e sanção do projeto que modifica a Lei do Racismo

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves e Rogerio Schietti Cruz participaram, nesta quarta-feira (11), da posse das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, no Palácio do Planalto.

Na oportunidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que altera a Lei 7.716/1989 e o Código Penal, equiparando o crime de injúria racial ao de racismo.

Durante a cerimônia, foi destacado o trabalho da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados e instalada em 2021 com o objetivo de propor mudanças na legislação de combate ao racismo.

O grupo, presidido pelo ministro Benedito Gonçalves e composto por 20 juristas negros, foi criado após o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, cliente negro de um supermercado do Sul do país que foi espancado até a morte por seguranças do local.

Em novembro do ano passado, na entrega do relatório da comissão – que levou o Congresso a aprovar o agravamento da pena para os autores de injúria racial –, Benedito Gonçalves declarou que “a luta contra o racismo e a discriminação racial deve ser diária, constante e permanente”.

Leia também: Presidida pelo ministro Benedito Gonçalves, comissão de combate ao racismo entrega relatório final

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).