STJ realiza seminário sobre as relações entre o SUS e as fundações de apoio junto aos hospitais universitários

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu, nesta terça-feira (21), o seminário O Setor Privado no Sistema Único de Saúde Brasileiro: O papel das fundações de apoio junto aos hospitais universitários. Realizado no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), o evento também contou, em sua organização, com a participação da Universidade Santo Amaro (Unisa), da Fundação Zerbini, e da Fundação e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Na abertura, o presidente do STJ e do CJF, ministro Humberto Martins, destacou o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na garantia do direito fundamental à saúde no Brasil.​​​​​​​​​

Ministros Moura Ribeiro e Humberto Martins, presidente do STJ, na abertura do seminário.​ | Foto: Gustavo Lima/STJ​

“O SUS é, portanto, um sistema de saúde integrado, que atende aos diversos serviços de baixa, média e alta complexidade, com um sistema único de informações e que, a cada dia mais, se destaca por sua capilaridade e capacidade de superar as adversidades”, afirmou.

O seminário teve a coordenação científica do ministro do STJ Moura Ribeiro, que ressaltou a importância do debate a respeito da interlocução entre as fundações de apoio e os hospitais universitários no contexto do SUS. “Estamos falando de assistência à saúde das pessoas, que precisam viver com dignidade, nos termos do artigo 1º, inciso III, da nossa Constituição Federal”, assinalou.

Também presente à abertura, o ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino chamou atenção para o potencial de evolução dos serviços de saúde no Brasil a partir do diálogo entre os sistemas público e privado. “O avanço que se faz, muitas vezes, na área da medicina privada acaba se transferindo para a saúde pública”, observou.

A abertura do encontro contou, ainda, com a presença do conselheiro Richard Pae Kim, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); do diretor-presidente da Fundação Faculdade de Medicina da USP, Arnaldo Hossepian Junior, e da reitora da Unisa, Luciane Lúcio Pereira.

Debates sobre questões jurídicas e institucionais das fundações de apoio no SUS

Com transmissão pelo canal do STJ no YouTube, o seminário teve por objetivo apresentar os temas mais relevantes em torno das relações jurídicas e institucionais relativas às fundações de apoio junto aos hospitais universitários.

A programação de debates contou com as exposições de ministros e especialistas na área da saúde e do direito. No primeiro painel, o ministro do STJ Antonio Saldanha Palheiro tratou das considerações jurídicas sobre o modelo de fundação de apoio. O segundo e último painel teve como uma de suas discussões o tema “O setor privado no SUS: Possibilidades de melhoria do modelo de fundação de apoio e suas vantagens”, abordado em palestra do ministro do STJ Antonio Carlos Ferreira.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).