STJ sedia lançamento de livro sobre judicialização da dívida pública no STF

O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove, no dia 8 de junho de 2022, das 18h30 às 21h, o lançamento do livro Judicialização da Dívida Pública Federativa no Supremo Tribunal Federal, obra de autoria de Rafael Campos Soares da Fonseca, professor e doutor em direito econômico. O posfácio foi escrito pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski.

O livro aborda os conflitos federativos fiscais relacionados ao endividamento público dos Estados junto à União no período de 1988 a 2020, o que se chama de dívida pública federativa. Uma vez que esses litígios são convertidos em processos perante o Supremo Tribunal Federal, a pergunta que move este empreendimento acadêmico é se a Corte concorreu ao exaurimento da capacidade de financiamento dos entes endividados.

A partir de um conjunto de técnicas de pesquisa jurídica, abrangendo dados primários e secundários, revisão sistemática de literatura, entrevistas com os agentes relevantes e pesquisa jurisprudencial referente ao STF (com amostra de 139 demandas), apoiada, por sua vez, por análise de discurso e estudo de casos, chega-se à conclusão de que inexiste uma jurisprudência pendular por parte desta Corte, ora favorecendo a União nos marcos estruturantes, ora beneficiando os estados em demandas atomizadas.

Segundo Rafael Campos Soares da Fonseca, essa vertente da judicialização da Federação diz respeito a um aspecto constitutivo do vínculo federativo sob a égide da Constituição Federal de 1988. “O STF e o Congresso Nacional, com maior relevância o Senado Federal, mostraram-se nas últimas três décadas as principais instâncias deliberativas a serem funcionalizadas pelos governadores e pelo presidente da República para discutir a repactuação do federalismo fiscal, mediante lógica identificada por ciclos partidários-eleitorais”, destaca o jurista.

Exigência de máscara de proteção facial e de comprovante de vacinação

O acesso e a permanência nas dependências do STJ – incluindo a data do lançamento do livro – estão condicionados à utilização de máscara de proteção facial que cubra o nariz e a boca e à apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, físico ou digital (ConecteSUS), conforme disposto na Resolução STJ/GP 9/2022.

Lançamento do livro Judicialização da Dívida Pública Federativa no Supremo Tribunal Federal

Data: 8 de junho de 2022, das 18h30 às 21h.

Local: Espaço Cultural STJ (mezanino do Edifício dos Plenários, 2º andar). O endereço do Superior Tribunal de Justiça é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF.

Para informações adicionais: (61) 3319-8521, 3319-8373 ou 3319-8460.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).