STJ sedia lançamento de livros sobre direito à informação e sobre desafios para uma sociedade inclusiva

O Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoverá, no dia 16 de agosto, das 18h30 às 21h, o lançamento do livro Direito à informação: repercussões no direito do consumidor e de três volumes da obra Deficiência e os desafios para uma sociedade inclusiva. A primeira obra é de autoria do advogado e professor João Pedro Leite Barros, tem prefácio escrito pela ministra Nancy Andrighi e apresentação realizada pelo doutor Dário Moura Vicente, professor catedrático da Universidade de Lisboa. Já a segunda obra foi organizada por Igor Lima da Cruz Gomes, João Pedro Leite Barros e Leonardo Rocha de Almeida e conta com prefácio também redigido pela ministra Nancy Andrighi e com posfácio feito pela senadora Mara Gabrilli.

O livro Direito à informação: repercussões no direito do consumidor traz discussões sobre o valor da informação nas relações jurídicas de consumo contemporâneas e a eficácia do dever de informação para o consumidor. Nesse sentido, o autor aborda os limites da complementação da atividade legislativa pela atividade regulatória das empresas que pretendem tutelar os interesses econômicos dos consumidores.

Já os três volumes da obra Deficiência e os desafios para uma sociedade inclusiva, ao abordarem a inclusão social de pessoas com deficiência na sociedade brasileira, trazem assuntos como o uso da Inteligência Artificial na inclusão social, o assistencialismo baseado no modelo médico, a formação de legislação específica e adequada, a desigualdade ao acesso à internet, as políticas públicas nacionais, a rede de saúde e educação inclusiva, a garantia da capacidade jurídica da pessoa com deficiência e a acessibilidade em tempos de Covid-19.

O primeiro volume da obra destaca a atuação efetiva do STJ para garantir o respeito ao arcabouço jurídico que trata dos direitos da pessoa com deficiência, a partir de ações como com a criação de comissões, a realização de eventos e a cobrança ao longo dos julgados.

Exigência de máscara de proteção facial e comprovante de vacinação

O acesso e a permanência nas dependências do STJ – incluindo a data do lançamento do livro – estão condicionados à utilização de máscara de proteção facial que cubra o nariz e a boca e à apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, físico ou digital (ConecteSUS), conforme disposto na Resolução STJ/GP 9/2022.

Lançamento dos livros Direito à informação: repercussões no direito do consumidor e Deficiência e os desafios para uma sociedade inclusiva – Volumes 1, 2 e 3

Data: 16 de agosto de 2022, das 18h30 às 21h.

Local: Espaço Cultural do STJ (mezanino do Edifício dos Plenários, 2º andar). O endereço do Superior Tribunal de Justiça é SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho III, Brasília-DF.

Para informações adicionais: (61) 3319-8521, (61) 3319-8169 ou (61) 3319-8460.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).