STJ sedia lançamento de obras que contam com a participação do ministro Villas Bôas Cueva

Nessa terça (14), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediou o lançamento de três livros que contam com a participação do ministro Villas Bôas Cueva: Processo civil empresarial e o Superior Tribunal de Justiça; Bill of Rights norte-americano – 230 anos; e O Conselho Nacional de Justiça e o direito processual – administração judiciária, boas práticas e competência normativa. O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, prestigiou o evento, realizado no Espaço Cultural do Tribunal.

“É com muita alegria que participo do lançamento de três grandes obras jurídicas que já nascem com status de ‘obras de referência’ e que serão imprescindíveis ao desenvolvimento intelectual de todos os operadores do Direito”, disse o presidente.​​​​​​​​​

Presidente do STJ, ministro Humberto Martins, prestigiou o evento.​ | Foto: Lucas Pricken/STJ​

O ministro Cueva fez um breve comentário sobre os trabalhos: “Um deles trata do processo empresarial na jurisprudência do STJ, procurando fomentar o estudo dos casos mais relevantes e avançar no Direito. Já o outro é comemorativo dos 230 anos do Bill of Rights norte-americano tomado no constitucionalismo moderno e traz vários aspectos interessantes de repercussão direta na vida de hoje. Por fim, o último aborda a importância do CNJ para o Direito Processual contemporâneo”, esclareceu o magistrado.

Racionalidade jurídica

A coletânea de artigos que integram o Processo civil empresarial e o Superior Tribunal de Justiça foi organizada sob a coordenação do ministro Cueva e do professor da Universidade da Bahia Fredie Didier Jr. Nos textos, os autores abordam a necessidade e a importância de desenvolver a ideia de um Direito Processual Empresarial, cuja preocupação é a de adotar uma racionalidade jurídica própria para a tutela jurisdicional das questões empresariais.​​​​​​​​​

Ministro Cueva (ao centro) e os autores, professor e procurador da Fazenda Nacional João Carlos Souto e professor da Universidade da Bahia Fredie Didier Jr. | Foto: Lucas Pricken/STJ​
O professor Didier explicou que o trabalho buscou fazer um “inventário” com mais de 30 decisões importantes do STJ sobre o processo civil das empresas. “A ideia foi mostrar os principais entendimentos da Corte sobre o tema. O Tribunal vem tentando construir uma jurisprudência coerente que bem tutele a atividade empresarial via processo. A disciplina ainda está sendo elaborada e esse é o primeiro passo”, reforçou o professor.

Abordagem constitucional

A obra Bill of Rights norte-americano – 230 anos foi coordenada pelo ministro Villas Bôas Cueva em parceria com o professor e procurador da Fazenda Nacional João Carlos Souto. A coletânea apresenta os desdobramentos e a influência da Bill of Rights (A Declaração de Direitos de 1689) nas constituições modernas e nas jurisdições constitucionais dos Estados Unidos e do Brasil.

João Carlos lembrou que o Direito Constitucional brasileiro, pós-república, foi fortemente influenciado pelo ordenamento jurídico norte-americano. “É um documento importante que assegura liberdades individuais, como o devido processo legal, a liberdade religiosa, a liberdade de imprensa, enfim, é uma declaração que deu forma aos Estados Unidos, conforme conhecemos hoje”, observou.  

Importância do CNJ

A terceira obra, O Conselho Nacional de Justiça e o Direito Processual – administração judiciária, boas práticas e competência normativa, de autoria do juiz do trabalho Leandro Fernandez e do professor Fredie Didier Jr., conta com prefácio do ministro Villas Bôas Cueva. O livro trata da importância do Conselho Nacional de Justiça para o desenvolvimento de boas práticas na administração judiciária, bem como a compreensão do direito processual no contexto da Emenda Constitucional n. 45/2004 e pelo CPC/2015.

“O CNJ passou a ter um papel normativo fundamental para o sistema de justiça brasileiro. Esse papel ainda é pouco compreendido e o livro clarifica esse entendimento de uma maneira muito importante para um debate”, concluiu o ministro Cueva. 

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).