TJSC homenageia o ministro Jorge Mussi em sessão solene

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizou uma sessão solene, nesta sexta-feira (23), para homenagear o ministro Jorge Mussi, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 2020 a 2022.

“Minha alma vibra e o coração pulsa mais forte com as recordações que emergem no espírito. Foi em 1994, na vaga oriunda do quinto constitucional, que tive a honra de ingressar nas fileiras da magistratura catarinense”, lembrou o ministro.

Participaram da cerimônia a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e os ministros Og Fernandes (vice-presidente), Luis Felipe Salomão (corregedor nacional de Justiça), Marco Buzzi e César Asfor Rocha (aposentado), bem como diversas outras autoridades do meio jurídico.

Jorge Mussi expressou sua gratidão pelo reconhecimento do TJSC, corte que presidiu no período 2004-2006, pouco antes de ser indicado para o STJ.

Em seu discurso, o ministro comentou que, desde a Constituição de 1988, o acesso à Justiça foi muito ampliado, e é preciso encontrar caminhos para dar vazão aos milhões de processos que chegam aos magistrados todos os dias. “Ampliamos o acesso, mas pouco alargamos a saída. Sabemos quando começa um processo, mas não quando ele termina”, declarou.

Atuação de destaque em várias funções

Luis Felipe Salomão enalteceu a trajetória do ministro Mussi, destacando momentos de sua atuação como membro do STJ, o que incluiu passagens marcantes pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O corregedor nacional de Justiça elogiou especialmente o desempenho do colega no TSE durante o período eleitoral de 2018, lembrando casos emblemáticos julgados naquela corte, como o das candidaturas fictícias de mulheres. Agora, afirmou Salomão, após os dois anos como vice-presidente do STJ, Mussi reassumiu seu posto nos colegiados de direito penal.

“Recentemente, voltou à Quinta Turma para continuar a desenvolver um notável trabalho no colegiado, como um farol da jurisprudência no âmbito criminal”, disse.

Na solenidade, o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, apresentou aos ministros projetos e programas do tribunal nas áreas sociais –  educação, cidadania e combate à violência doméstica –, entre eles Lar Legal, Novos Caminhos, Indira e o aplicativo LGPDJus.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).