Transmissão ao vivo da abertura da Corte IDH será às 10h30, e seminário começa às 15h

Nesta segunda-feira (22), a partir das 10h30, será realizada a abertura da 150º Período Ordinário de Sessões da Corte Interamericana de Direitos Humanos, na sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Palácio Itamaraty. A transmissão pode ser acompanhada pelo rn rn Canal do STJ no YouTube. A cerimônia será precedida de uma homenagem, às 10h, ao professor Antônio Augusto Cançado Trindade, ex-juiz e ex-presidente da Corte IDH. Às 12h45, será feita uma Declaração de Imprensa com as autoridades participantes do evento.

A iniciativa é coordenada pelo STJ e pelo MRE, com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e dos órgãos de cooperação internacional da Alemanha, da Noruega e da Suécia.

À tarde, a partir das 15h, no auditório do STJ, a Corte IDH realizará o seminário internacional rn Controle de Convencionalidade e Grupos em Situação de Vulnerabilidade, em homenagem ao professor Antônio Augusto Cançado Trindade. O evento contará com três painéis que discutirão temas como a centralidade da vítima no direito internacional dos direitos humanos; o funcionamento do sistema interamericano de proteção aos direitos humanos; e a jurisprudência da corte IDH em relação a grupos em situação de vulnerabilidade.

Clique na imagem para assistir, ao vivo, a partir das 15h.

rn  

rnrn rn

Audiências públicas serão na sede do STJ

Durante o período de sessões da Corte IDH – que também acontecerão na sede do STJ de 23 a 26 de agosto –, serão realizadas quatro audiências públicas de casos contenciosos, todas com início previsto para 8h30 (horário de Brasília).

Em 23 de agosto, terça-feira, a audiência pública tratará do Caso Povos Indígenas Tagaeri e Taromenane Vs. Equador. O caso envolve a violação de direitos dos dois povos indígenas que optaram pelo isolamento voluntário, mas têm sofrido violações em seus territórios, recursos naturais e modos de vida.

Na quarta-feira, 24 de agosto, o tema da audiência pública será o Caso Olivera Fuentes Vs. Peru. Nesse dia, será analisada a violação, dentro de um supermercado, dos direitos de igualdade e não discriminação de um homem por causa de sua orientação sexual.

Em 25 de agosto, a audiência pública tratará do Caso Álvarez Vs. Argentina. A controvérsia tema da audiência envolve violações aos direitos humanos de um homem que não teve o tempo nem os meios necessários para a preparação de sua defesa em um processo penal.

Na sexta-feira, dia 26, a audiência pública será sobre o Caso García Rodríguez e Reyes Alzipar Vs. México. O processo se relaciona com a responsabilidade internacional do Estado mexicano por torturas, privação de liberdade e violações ao devido processo legal contra dois homens que permaneceram em prisão preventiva por mais de 17 anos.

Atendimento à imprensa

Durante o período de sessões da Corte IDH, o atendimento à imprensa no STJ pode ser feito por meio do rn e-mailimprensa@stj.jus.br, por telefone – (61) 3319-8593/8069/8026 – ou presencialmente, no local das audiências.

Outro espaço que está à disposição dos jornalistas é a Sala de Imprensa do STJ, ambiente de uso exclusivo de jornalistas que fica aberto das 9h às 19h. A Sala de Imprensa, estruturada para dar apoio aos profissionais que fazem a cobertura das atividades do tribunal, está localizada no Edifício dos Plenários, no mesmo andar das salas de sessões.

Para mais informações, acessar o rn rn rn site da Corte Interamericana de Direitos Humanos ou enviar rn e-mail para Pablo Saavedra Alessandri, secretário da Corte IDH (corteidh@corteidh.or.cr) ou Matías Ponce, da assessoria de imprensa (prensa@corteidh.or.cr).

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).