Em agenda no Piauí, Humberto Martins assina acordo de inteligência artificial entre STJ e TJPI

Tendo como uma de suas prioridades um Poder Judiciário cada vez mais digital, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, assinou nesta sexta-feira (8) um acordo tecnológico entre a corte superior e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) para o compartilhamento de soluções de inteligência artificial na área da triagem processual.​​​​​​​​​

Humberto Martins assinou o acordo durante cerimônia de posse da nova direção do TRE-PI. | Foto: Gustavo Lima/STJ​

A cooperação técnica entre as duas cortes foi oficializada durante agenda institucional do ministro Humberto Martins na capital Teresina. As tratativas para a formalização da parceria tiveram início durante a visita de comitiva do TJPI à sede do STJ, em fevereiro. Como nos demais acordos firmados pelo Tribunal da Cidadania com cortes estaduais, está prevista a transferência – sem custos – ao TJ do Piauí de ferramentas do Sistema Athos, desenvolvido pela corte superior para a automação do exame de admissibilidade recursal.

Leia também:

STJ e TJ do Espírito Santo firmam acordo de cooperação na área de informática e inteligência artificial

STJ e TJAL assinam acordo para transferência de tecnologia na área de triagem processual

STJ e TJRJ celebram acordo para melhorar gestão de precedentes com emprego da inteligência artificial

 

Instituições democráticas unidas e atuantes de forma incansável pelo Brasil

A assinatura do termo de cooperação tecnológica ocorreu na sede do TJPI, logo após a cerimônia presencial – no mesmo local – de posse da nova direção do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), para o biênio 2022-2024. A corte eleitoral piauiense será comandada pelos desembargadores Erivan Lopes (presidente) e José James Gomes Pereira (vice-presidente).

Na sequência, o presidente do STJ recebeu certificado de reconhecimento pela sua relevante contribuição ao Poder Judiciário brasileiro. A honraria foi entregue pelo presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira.

​​​​​​​​​O presidente do STJ enalteceu a união cívica entre instituições democráticas.​ | Foto: Gustavo Lima/STJ​
Segundo Humberto Martins, a presença de diversas autoridades dos três poderes nos eventos reforça o propósito de união cívica que deve nortear a missão das instituições democráticas a serviço da cidadania brasileira. “Trabalham de forma incansável, cada um dentro de sua área de atuação, em prol da sociedade, da dignidade da pessoa humana e do Estado Democrático de direito”, declarou o ministro.

As solenidades contaram com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques; do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, entre outras autoridades.

Encerrando a viagem oficial ao Piauí, o presidente do STJ vai prestigiar, neste sábado (9), a cerimônia de posse no TJPI do novo desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior.

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para aprimorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).